Como publicar no Labed
Quem pode publicar:
a. Todas as obras propostas precisam ter a participação de alunos da Fale (Não há uma porcentagem estipulada, pois cada obra tem um perfil diferente. Contudo, é desejável uma participação representativa). Os alunos podem ser: da graduação e/ou da pós-graduação (Pós-Lit, Poslin, Profletras e cursos de especialização).
b. Em geral, as obras propostas são organizadas por professores da Fale (ativos, aposentados ou que têm vínculo com os programas de pós-graduação da mesma), por serem pesquisadores mais experientes. Contudo, é também possível a publicação de obras organizadas por doutorandos ou pós-doutorandos vinculados aos programas de pós-graduação da Fale.
c. Pesquisadores de outras faculdades da UFMG e de outras instituições também podem participar das publicações, mas nunca coordenar sozinhos uma obra, é necessário sempre a presença de um pesquisador da Fale (professor, doutorando ou pós-doutorando).
d. IMPORTANTE: a faculdade não dispõe de verba para pagamento de direitos autorais, assim sendo, o Labed somente pode publicar obras que não incluem esse tipo de remuneração. Assim, ao propor uma publicação, verifiquem se há esse tipo de pagamento. Prefiram imagens de domínio público (Creative Commons e suas variações) ou feitas pelo autor. No caso de estudos científicos de obras, imagens, filmes, dentre outros, a legislação permite o uso de partes, sobretudo pelo fato de nossas publicações não serem comercializadas. Porém, sobretudo quando se trata de fotografias publicadas na mídia e de filmes de grande circulação, há a cobrança de direitos. No caso de traduções de textos integrais de autores que não estejam em domínio público, é necessário apresentar a autorização para a tradução. Oportunamente, forneceremos mais informações, visto que estamos elaborando um material com diretrizes sobre o tema.