O Laboratório de Edição tem como objetivo atuar como centro de formação e estímulo a atividades didáticas e de pesquisa vinculadas ao campo da edição. Em seu escopo, há também a finalidade de publicar textos de alunos, professores e técnicos administrativos pesquisadores ligados à Faculdade de Letras da UFMG. As publicações devem ser essencialmente relacionadas às atividades acadêmicas, tais como: material produzido em disciplinas, eventos, seminários, laboratórios, núcleos de pesquisa, acervos, dentre outros. O trabalho de edição é feito pelos estagiários do laboratório.
O Labed foi criado em 2007 por iniciativa do Prof. Jacyntho Lins Brandão e institucionalizado em 2009 com o apoio da Câmara de Ensino da FALE. O surgimento do Laboratório de Edição coincide com a incorporação da ênfase em Estudos de Edição ao currículo da Faculdade de Letras, e sua criação possibilitou a existência de um espaço no qual os alunos interessados em edição pudessem adquirir formação profissional, executando a preparação de originais, formatação, revisão de provas e encadernação artesanal. A partir de 2018, o curso de edição passou a ser um bacharelado integral, totalmente voltado para a área e não mais uma ênfase.
Desde 2007, muitos alunos, editores e pesquisadores já passaram pelo Labed, contribuindo para a expansão e reconhecimento do laboratório seja na esfera nacional, seja na esfera interacional. Muitos dos egressos atuam em outras universidades brasileiras, promovendo os estudos editoriais com a concepção moderna com que o Labed sempre os propagou.
Frequentemente, o laboratório oferece uma série de oficinas para a comunidade em geral. As temáticas são múltiplas: encadernação (várias técnicas), gravura, bordado sobre papel, stencil, dentre outros.