Professores

Sônia Queiroz

Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC- São Paulo, onde defendeu, em 2000, tese sobre as edições brasileiras de narrativas de tradição oral, desenvolveu em 2007, em estágio pós-doutoral na UNEB-Salvador, com a supervisão de Yeda Pessoa de Castro, pesquisa sobre a presença banto na tradição oral de Minas Gerais. Mestre em Estudos Linguísticos pela UFMG, onde se graduou em Letras em 1975, defendeu em 1985 dissertação sobre remanescente de língua africana em Minas Gerais. É professora da Faculdade de Letras da UFMG desde 1983, atuando hoje na área de Edição (graduação) e com experiência também na área de Texto em língua portuguesa. Na pesquisa, no ensino e na extensão, atua principalmente nos seguintes temas: oralidade e escrita, poesia, conto, canto, transcriação, memória e cultura afrobrasileira. Suas publicações mais relevantes são os livros Pé preto no barro branco: a língua dos negros da Tabatinga (Ed. UFMG, 1998) e Na captura da Voz: as edições da narrativa oral no Brasil (este publicado em co-autoria com Maria Inês de Almeida).

Luis Alberto Brandão

É Professor Titular da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde atua, desde 1996, na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários. É pesquisador do CNPq (categoria 1D) e da FAPEMIG, e atualmente desenvolve o projeto Conceitos de Obra, Espaços Literários e Transartísticos. Possui os títulos de Doutor em Literatura Comparada (1996), Mestre em Literatura Brasileira (1992), e Licenciatura Plena em Inglês e Literaturas (1989) e em Português e Literaturas (1988) pela UFMG. É o líder do grupo de pesquisa Espaços Literários e Transdisciplinares, cadastrado no Diretório de Grupos do CNPq. Realizou pós-doutorado na Universidade de São Paulo (2004-2005) e na Universidade Federal de Santa Catarina (2010-2011). Ensaísta e ficcionista, publicou, entre outros, os livros Teorias do Espaço Literário (Finalista do Prêmio Jabuti, categoria teoria/crítica literária), Manhã do Brasil (Finalista do Prêmio Portugal Telecom e Finalista do Prêmio São Paulo de Literatura), Chuva de Letras (Prêmio Nacional de Literatura João-de-Barro, Finalista do Prêmio Jabuti, Livro selecionado para o PNBE - Programa Nacional Biblioteca da Escola, do MEC), Grafias da Identidade: Literatura Contemporânea e Imaginário Nacional (Finalista do Prêmio Jabuti, categoria teoria/crítica literária), Um Olho de Vidro: A Narrativa de Sérgio SantAnna (Prêmio Nacional de Literatura Cidade de Belo Horizonte, categoria ensaio), Saber de Pedra: O Livro das Estátuas (Bolsa Vitae de Artes: literatura) e Tablados: Livro de Livros.

Ana Utsch

Professora Adjunta do Curso de Conservação-Restauração da Universidade Federal de Minas Gerais e colaboradora da área de Edição da Faculdade de Letras, na mesma instituição, onde integra, igualmente, o Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários. Possui Mestrado em História Cultural (2006) e Doutorado em História Cultural (2012), ambos pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris) sob a orientação do Professor Roger Chartier. Como Pesquisadora Associada à Bibliothèque nationale de France, desenvolveu pesquisa sobre a história da restauração de acervos bibliográficos no Departamento de Conservação. Foi responsável pela concepção e coordenação do projeto de preservação Memória do Pão de Santo Antônio, que, em 2015, deu origem ao Museu Tipografia Pão de Santo Antônio - Diamantina. Co-coordena a Red Latinoamericana de Cultura Gráfica, projeto criado em 2017 que conta com a participação expressiva de países, instituições e pesquisadores latino-americanos. Tem experiência nas áreas de História do Livro e Conservação-Restauração, com ênfase em Patrimônio Gráfico, História da Edição e Restauração de Acervos Bibliográficos. Na pesquisa, no ensino e na extensão, atua principalmente nos seguintes temas: preservação do patrimônio gráfico; história da encadernação; estudos editoriais; bibliografia material e teoria da restauração de acervos bibliográficos.

Emília Mendes

Possui mestrado (2000) e doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004) e pela Universidade de Paris XIII (dout. sanduíche). É professora do bacharelado em Edição da Fale/UFMG. Tem experiência de pesquisa/ensino na área de Estudos da Linguagem, com ênfase em Análise do Discurso, atuando principalmente nos seguintes domínios: Análise do Discurso franco-brasileira, Teoria da Ficcionalidade, Teoria Semiolinguística, Retórica & Argumentação e metodologia de análise de imagens (fixas e cinéticas). É também tradutora de francês/português. Coordena o Laboratório de Edição - Labed desde 2017. Administrativamente, atuou como Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos PosLin - Fale/UFMG (jun/2013 - jan/2017).

Em breve

.