Com o objetivo de promover reflexão sobre as diferentes formas de edição de livros, o Laboratório de Edição da Faculdade de Letras promove, nos dias 28, 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro, o festival O que é um livro? – resistências. As atividades serão realizadas no Conservatório UFMG.
O objetivo do festival é estabelecer diálogo entre estudantes, poetas, editores independentes, artistas gráficos, divulgadores, intelectuais e organizadores de feiras sobre as práticas editoriais e suas relações teóricas e comerciais.
A programação inclui exposições, lançamentos de livros, feiras, saraus, oficinas, debates, bate-papos acerca da questão “O que é um livro?”, ponto de partida das discussões que serão travadas sobre a pluralidade de edições, formas e funções que o livro assume na atualidade.
O festival contará, ainda, com debate sobre livros indígenas, e, por meio do eixo resistências, os organizadores esperam compreender as técnicas, modos de produção e de venda das publicações dos participantes.
O festival O que é um livro? – resistências ainda recebe inscrições. A programação está disponível na página do evento no Facebook.
O Conservatório de Música da UFMG fica na Avenida Afonso Pena, 1.534.
Pesquisa e práticas em edição
Desde meados dos anos 2000, a Fale tem desenvolvido e aperfeiçoado uma série de práticas e pesquisas em edição. Em 2007, foi criado o Laboratório de Edição (Labed). No ano seguinte, foi instituída a ênfase em Edição no Bacharelado em Letras, e, a partir de 2010, o Labed se fortaleceu como editora-laboratório, assumindo o selo dos Cadernos Viva Voz. Em 2012, o Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários incorporou duas novas linhas de pesquisa: Poéticas da tradução e Edição e recepção do texto literário.
No âmbito dessa formação, o corpo docente se preocupa com a capacitação técnica dos alunos do bacharelado em edição e com a pesquisa e os desdobramentos teórico-práticos suscitados pelo trabalho com livros.
Assista ao vídeo sobre o Labed produzido pela equipe das Redes Sociais da UFMG